A Associação

vitelo

A exploração dos bovinos da raça Preta decorria do desenvolvimento de trabalhos agrícolas e também, ainda que em menor escala, da produção de carne. Devido à crescente evolução e modernização dos sistemas de exploração agrícola e pecuário e à introdução de raças exóticas no nosso país, registou-se um decréscimo bastante significativo do número de efectivos destes bovinos.

Com o objectivo primordial de evitar a extinção desta raça e de explorar as suas potencialidades produtivas surge, em 1990, a Associação de Criadores de Bovinos da Raça Negra Ibérica, constituída por um reduzido número de criadores da região de Portalegre, a qual viria mais tarde a adquirir a sua actual designação de Associação de Criadores de Bovinos da Raça Preta.

A ACBRP conta hoje com 50 membros cujas explorações pecuárias se distribuem pelo Ribatejo, Alto e Baixo Alentejo. A sua actividade incide em diferentes áreas como a manutenção do respectivo Livro Genealógico, o melhoramento genético e a divulgação da raça. A ACBRP tem também colaborado com outras instituições no sentido de melhor conhecer e caracterizar os métodos de exploração e produtividade da raça Preta.

O Livro Genealógico, que constitui a base do programa de melhoramento, foi complementado nos últimos anos com a testagem de novilhos em estação, após a transferência da sede para a Lezíria do Ribatejo.

Em virtude dos esforços que têm vindo a ser desenvolvidos ao longo dos últimos anos, a ACBRP dispõe actualmente dos meios necessários para prosseguir a sua actividade, assegurando primeiramente a continuidade das acções inerentes ao Programa de Melhoramento aprovado para a raça, e que estão directamente relacionadas com a correcta gestão do Livro Genealógico, com a realização dos testes de performance, com a recolha e congelação de sémen de reprodutores aprovados e com o acompanhamento técnico das explorações.

 Copyright © 2008 | ACBRP Contactos | Sitemap | Desenvolvido por: Ruralbit