Raça Preta seta Características Produtivas e Reprodutivas

vitelo

Tendo em conta que um dos factores mais caros da produção animal é a alimentação, é de destacar que nos animais desta raça, a sua rusticidade e a sua adaptabilidade à produção extensiva.

Os bovinos de raça Preta revelam uma grande resistência ao calor, suportando as altas temperaturas de Verão nas zonas onde são produzidos e têm uma elevada capacidade de andar conseguindo percorrer longas distâncias à procura de água e alimento.
De modo a optimizar os rendimentos da produção é de particular importância a adequação entre os recursos alimentares e as características produtivas e reprodutivas destes animais.

Destas características, é de salientar na raça Preta a facilidade de partos, que está directamente relacionada com a conformação da raça reflectindo-se numa menor mortalidade de vitelos ao desmame e menor (praticamente nula) necessidade de partos assistidos. Outra importante característica maternal desta raça é a boa capacidade leiteira, uma vez que vai influenciar directamente no peso dos animais ao desmame.

Em termos de fertilidade dos efectivos, ou seja, o número de vacas paridas dentro do conjunto de fêmeas disponíveis, verificou-se através do contacto directo com os criadores que este valor nunca está abaixo dos 80% andando quase sempre perto dos 90%, sendo também confirmada por parte dos criadores a já mencionada facilidade de partos.

A precocidade sexual, expressa pela idade ao primeiro parto, é um indicador importante do maneio alimentar dos animais. Na raça Preta, a primeira parição das vacas é em geral por volta dos 27 meses. Em termos de longevidade produtiva poderão ir até aos 10 partos, com um intervalo entre partos de 12 meses.

Ao nascimento os vitelos de raça Preta apresentam pesos de cerca de 35 Kg nos machos e 30 Kg nas fêmeas, sendo desmamados por volta dos 6-7 meses, altura em que os animais apresentam pesos na ordem dos 160 Kg para as fêmeas e 190 Kg para os machos. Os destinados à engorda são abatidos dos 16 aos 20 meses, altura em que os rendimentos são mais favoráveis (rendimento de carcaça de 60%), com pesos de carcaça de cerca de 250 a 300 Kg.

 Copyright © 2008 | ACBRP Contactos | Sitemap | Desenvolvido por: Ruralbit